Compartilhamento:

domingo, 30 de novembro de 2014

Robinson Faria vai a estados vizinhos sondar parcerias e conhecer projetos de sucesso

Governador eleito já tem reunião agendada com seu colega do Ceará para esta segunda-feira



Alex Viana

Repórter de Política

O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, irá a Fortaleza, no Ceará, no início desta semana, para uma audiência com o governador Cid Gomes (PROS). Ele também deverá visitar os Estados de Pernambuco e da Paraíba neste início de dezembro. O objetivo é aprofundar informações sobre projetos vitoriosos que deseja implantar durante a sua gestão, como “Ronda do Quarteirão”, e sondar parcerias que visem a diminuir a fronteira entre os estados, sobretudo no campo econômico.

A informação foi revelada esta manhã pela equipe de transição do governo. Já nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro, o futuro governador do Estado terá uma audiência, às 15 horas, no Palácio da Abolição, sede do governo do Estado do Ceará. O encontro está agendado e será diretamente com o governador Cid Gomes.

O Programa Ronda do Quarteirão pode ser definido como uma nova estratégia de fazer polícia. Nele, os esforços estão concentrados na filosofia de polícia comunitária que consiste em uma tentativa de criar uma polícia técnica mais próxima da sociedade, fazendo dos agentes de segurança pública, agentes transformadores da pacificação social.

Na concepção do Programa Ronda foram estabelecidos focos prioritários como: a criação de polícia de proximidade, a utilização do uso legal e proporcional da força, por meio do irrestrito respeito aos direitos humanos, a qualificação em consonância com a utilização de tecnologia avançada e a interação com a comunidade.

No Ceará, o Programa elegeu como centro de confluência dos interesses comuns de segurança um núcleo urbano geo-referenciado, com uma área de 1,5 a 3 quilômetros quadrados, onde existe um número de telefone que corresponde ao número da viatura.

As características do Ronda tem fundamento na filosofia de polícia comunitária, em que a interação com a comunidade é realizada por meio de visitas às residências, escolas, condomínios, praças e outros. A permanência da mesma equipe de policiais em cada área de serviço proporciona aos moradores um laço de confiabilidade perdido pelo policiamento tradicional.

Inicialmente, o programa implantou cinco áreas de Fortaleza como projeto piloto, que teve a diversidade como fator de escolha – uma área muito pobre, área pobre, área de classe média, área nobre e área residencial de população com predominância operária, com grande fluxo de pessoas e cidades dormitório, foram os aspectos escolhidos por decisão do chefe do Poder Executivo cearense.

OUTROS DESTAQUES

Além de conversar sobre o Ronda do Quarteirão, a audiência de Robinson com o governador Cid Comes visa a conhecer um pouco mais da expertise do governo cearense no enfrentamento a outros problemas comuns entre os estados. Programas nas áreas de educação e saúde, bem como desenvolvimento econômico estarão na pauta entre o governo que saí no Ceará, e o que entra no RN.

O governador eleito do Ceará, Camilo Santana, é do PT, e Robinson também estuda a possibilidade de criar parcerias. No Rio Grande do Norte, o Partido dos Trabalhadores é parceiro do governo Robinson e o fato de Camilo pertencer à legenda facilitará os entendimentos, na visão de integrantes da equipe de transição do futuro governo potiguar.

Com o futuro governo do Ceará, a tomar posse, assim como ele, em janeiro que vem, Robinson pretende firmar parceria para tentar diminuir a fronteira entre Mossoró e Ceará, com investimentos focados no polo cimenteiro, por exemplo.


PE E PB


Ainda neste mês de dezembro, Robinson deverá visitar os Estados da Paraíba e de Pernambuco. A ideia de visitar esses estados é, também, conhecer projetos vitoriosos. Ambos estados têm parcerias de sucesso no campo do desenvolvimento econômico, a exemplo de um distrito industrial em comum, no setor automotivo.

Tal parceria entre a Paraíba e o Ceará permite, por exemplo, que os dois estados produzam peças para o pólo automobilístico, sem haver concorrência entre as duas federações. Enquanto que as fábricas existentes em Pernambuco desenvolvem determinadas peças, as outras são feitas na Paraíba, e vice e versa.

Entre os benefícios de tal parceria, na qual Robinson pretende se inspirar para propor projetos semelhantes à frente do governo do RN, está evitar brigas em torno da arrecadação de ICMS entre os estados e também acabar com a fronteira física entre os Estado, diminuindo as distâncias entre eles.

Transição quer receber relatórios de outras áreas do Governo do RN

O governador eleito, Robinson Faria, avalia como positiva a iniciativa de setores do governo Rosalba Ciarlini (DEM) no sentido de apresentar relatórios circunstanciados da situação do Estado. Na semana que passou, o secretário de Saúde do Estado, Luiz Roberto Fonseca, entregou a Robinson um relatório situacional, onde apontou o quadro da área e fez revelações úteis, como informar a existência de um débito de R$ 90 milhões a ser herdado pelo futuro governo.

Na semana que finda, a equipe de transição do governo também recebeu informações sobre o programa “RN Sustentável”, que faz parte do empréstimo de 540 milhões de dólares tomados pelo governo do RN com aval do Tesouro Nacional ao Banco Mundial. Pelo projeto, a ter início no começo da gestão Robinson com uma auditoria na folha de pagamento do Estado, o governo terá investimentos em diversos setores, com destaque para as áreas de apoio às cadeias produtivas do Estado bem como melhoria das condições de infraestrutura da máquina de serviços públicos estatal e modernização da gestão.

A expectativa da equipe de transição do futuro governo é continuar recebendo relatórios setoriais nesta semana. Há ainda informações que não chegaram à equipe. Outra preocupação da equipe é quanto às ações e medidas iniciais do governo Robinson Faria. O grupo já trabalha a confecção das medidas, que serão implantadas já a partir de janeiro que vem. Pelo trabalho realizado até agora, Robinson considera satisfatório, de acordo com informações obtidas junto à equipe de transição do futuro governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário