Compartilhamento:

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Estudantes da UFRN reclamam da falta de segurança nas paradas

Maioria dos roubos são comuns no período da noite, uma vez que há pouca iluminação

Por Lara Paiva
Alguns locais apresentam estrutura precária ou pouca iluminação (Foto: Alberto Leandro/Portal No Ar)

Os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estão reclamando da falta de segurança nas paradas de ônibus existentes no campus de Natal, que é um problema bastante antigo. É comum ouvir os relatos dos alunos que já foram roubados ou se sentem inseguros.

A maioria dos estudantes falam que os roubos são comuns no período da noite, uma vez que há pouca iluminação e a região é próxima do Parque das Dunas, que tem bastante mato, faz com que seja um local propício para violência.

A estudante de Serviço Social, Hayanne Barbosa, comentou que a parada de ônibus da Residência Universitária, é bastante perigosa. “Eu moro na residência e um vizinho já foi ameaçado com uma faca assim que desceu do ônibus”, contou. A jovem admitiu que é comum os residentes sofrerem ou presenciar os assaltos.

Barbosa ainda informou que recentemente uma colega de quarto estava no Centro de Biociências (CB) e homens armados levaram os pertences da jovem. Já o estudante Aldson Dantas também enfatizou que faltam seguranças da universidade nestes lugares.

“Eu acho que ninguém está seguro por lá, a do setor de aulas II, por exemplo, ocorreu bastante assaltos recentemente. Alguns locais são bastante propícios para ocorrerem as ações dos bandidos”, afirmou o jovem.

O estudante Luiz Henrique Monteiro, que está no quarto período de Administração, relatou que à noite é bastante perigoso ficar esperando um transporte para casa. “De manhã é um pouco mais seguro, alguns carros da segurança ficam rondando pelas redondezas”, comentou.Parada da Residência Universitária é considerada bastante perigosa (Foto: Alberto Leandro/Portal No Ar)

A equipe do Portal No Ar visitou algumas paradas do campus central da UFRN. Algumas apresentam falta de infraestrutura, desgastadas e precisando estar reformadas. Além disso, naquelas que ficam próximas do Parque das Dunas não existe iluminação adequada durante a noite e os postes das ruas ajudam a iluminar o local.
Gabriel Medeiros é coordenador geral do DCE (Foto: Alberto Leandro/Portal No Ar)

Até o momento que estávamos na UFRN, não havia algum segurança da universidade vigiando ou circulando em torno do local.

O diretor do Departamento de Segurança da UFRN, Euflasino Pereira Filho, disse que a maioria dos locais que estão acontecendo os assaltos recentemente ficam na parte externa do campus, que pertence à malha viária do Município, e por isso a equipe não tem jurisprudência para realizar rondas nestes locais.

Atualmente, existem três viaturas com três homens cada e duas viaturas de uma empresa terceirizada que circulam dentro da universidade. “Nós estamos elaborando um plano de patrulhamento em que pretendemos colocar câmeras de segurança dentro das paradas. O plano será entregue para a Reitoria entre março e abril deste ano”, admitiu o diretor.
Já o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Gabriel Medeiros, do 5º período de Direito, disse que são muitas reclamações sobre a falta de segurança na universidade. “São muitas reclamações, a equipe de segurança tem uma concepção errada [sobre o assunto]. Eles acham que o importante é mais proteger a estrutura da universidade do que os alunos”, comentou.

Medeiros já escutou relatos vários de colegas sobre a falta de segurança. Ele também indagou que enquanto alguns locais tem seguranças em excesso, não tem ninguém nas paradas. “No Restaurante Universitário (RU), por exemplo, tem mais de 10 pessoas fiscalizando a fila da entrada”, declarou.

O diretor de Segurança da instituição disse que sempre esteve aberto ao diálogo com os estudantes para propor melhores formas de trabalhar. Já Gabriel, por sua vez, afirmou que tem conversado tanto com a diretoria quanto a reitoria para debater. “A equipe de segurança precisa criar uma nova postura”, sugeriu.
Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário