Blog do Robson

WTW INTENT CABEADA

Image and video hosting by TinyPic

Compartilhamento:

domingo, 31 de janeiro de 2016

Acidente com vítima fatal foi registrado na tarde deste domingo (31), na RN-118 em Alto do Rodrigues

Na tarde de hoje (31) por volta das 17h30hs foi registrado um grave acidente envolvendo três carros e uma motocicleta, segundo informações o acidente aconteceu próximo a placa da divisa entre Alto do Rodrigues e Pendências na RN 118. O condutor da motocicleta, por enquanto uma pessoa conhecida como Bibi, residente em Pendências, veio a óbito no local.


Fonte: Blog Focoelho.com

Guilherme Karan está internado com doença rara: ‘Não fala e não anda mais’, conta pai



Ator fez sucesso na telinha com o humorístico “TV Pirata” (Divulgação/TV Globo)
Aos 57 anos de idade, o ator Guilherme Karan, famoso por participar do humorístico “TV Pirata” que será reprisado pelo canal fechado Viva, encontra-se hámais de 1 ano internado em um Hospital no Rio de Janeiro por causa da síndrome de Machado-Joseph, uma doença neurológica rara que faz com que a pessoa perca a capacidade motora. 

Segundo o site “Ego”, o mal é hereditário e foi passado para o artista pela mãe, que faleceu devido a anomalia. Além do famoso, todos os outros três irmãos dele também apresentaram essa síndrome. Dois deles já morreram e a mais nova, Luciana, 48, segue doente. Alfredo, 90, pai de Guilherme, desabafou sobre o assunto. “Consegui que ele ficasse internado no Marcílio Dias. Lá ele é muito bem tratado. Guilherme perdeu as funções motoras. Não fala, não anda mas é completamente lúcido”, disse ele.

“A perda do equilíbrio é o primeiro sintoma. Depois vêm os outros degenerativos.No início ele estava aqui em casa comigo e não queria receber visitas. Mas na época o convenci a deixar que os amigos viessem vê-lo. Ele sofre muito em não poder trabalhar mais”, contou Alfredo que luta com dificuldades para sempre estar ao lado do herdeiro.

Fonte: Yahoo Celebridades

O BLOG VOLTA AO AÇUDE TRAIRI PARA CONFERIR COMO ANDA A PAISAGEM E SEU VOLUME D'ÁGUA DEPOIS DAS CHUVAS QUE CAÍRAM NOS ÚLTIMOS DIAS

Mais uma vez o Blog volta a comunidade Trairi para observar como ficou a paisagem e o volume d'água no Açude Trairi, depois das últimas chuvas que caíram em nossa cidade, vimos uma paisagem verde ao redor do açude, porém o Trairi encontra-se ainda muito abaixo do seu nível, resistindo e esperando novas chuvas caírem para elevarem o nível do reservatório, o maior açude de nossa cidade. Confira as fotos desta visita. 
Esta foto é do açude que fica também na comunidade Trairi, localiza-se um pouco antes de chegarmos ao açude Trairí que deu origem ao nome desta comunidade.
Foi neste açude que vimos algumas pessoas ainda andando de canoa o que é quase impossível no açude Trairi devido ao baixo volume d'água.


Logo na chegada do Açude Trairi parei para registrar esta foto, que dar para ver claramente que o açude ainda está com seu nível muito abaixo do normal, precisando ainda de muitas chuvas para reverter este cenário.



Na oportunidade também visitei o querido casal Terezinha e seu Manoelzinho Frutuoso que me recebeu de braços abertos, este casal que morou por muito tempo aqui na cidade de Tangará e hoje está morando na comunidade do Trairi, aonde seu Manoelzinho Frutuoso tem lembranças boas de sua época, o mesmo morou e trabalhou na construção do açude Trairi e hoje ele e sua esposa Dona Tereza sente-se feliz em voltar a morar nesta comunidade, o casal recebe todos os seus amigos em sua residência sempre com um sorriso no rosto e muita satisfação. 
Este quadro que o casal segura nesta foto foi lembrança daquela época aonde seu Manoelzinho trabalhou como mestre de obras na construção do açude, em uma das fotos ele aparece segurando uma colher de pedreiro ao lado de uma criança, esta criança é o tangaraense Miguel Rocha que frequentava a casa do referido casal na época em que eles moraram no Trairi, dona Tereza também guarda uma recordação do pequeno Miguel Rocha, ela guarda consigo o convite do 1º aniversário do garotinho Miguel Rocha que sempre frequentava a sua casa, as fotos foram restauradas e enviadas de volta ao casal como forma de agradecimento do amigo Miguel que hoje é um dos tangaraenses mais bem sucedidos de nossa cidade.
Esta foto é a parede do sangradouro do açude Trairi


Ximbinha escolhe nova cantora para substituir Thábata Mendes na XCalypso. Confira a nova formação

O guitarrista Ximbinha fez a fila andar mais uma vez. Após uma suposta briga com Thábata Mendes – cantora do Rio Grande do Norte com que estava se apresentando desde o começo de janeiro, na banda XCalypso, o músico divulgou, em nota, quem irá substituir a loira na banda formada após conturbado divórcio de Joelma, com quem foi casado por quase 20 anos.

Após briga com Ximbinha, Thábata Mendes deixa X-Calypso
A assessoria de Ximbinha informou que a saída de Thábata, anunciada nesta sexta-feira (29), se deve a divergências conceituais em torno do projeto. “Ambos acreditam que esta foi a melhor decisão, que não prejudicará contratantes e revela o respeito aos novos fãs que a X-Calypso vem conquistando desde sua primeira apresentação no dia 3 janeiro, quando reuniu um público de mais de 100 mil pessoas no aniversário da cidade de Ananindeua, no Pará“, afirmou, em comunicado no qual a grafia do nome da banda mudou.

Ximbinha garantiu que a XCalypso não irá acabar e já anunciou quem entra no lugar da loira: a cantora pernambucana Leya Emanuelly e o paraense Gêh Rodriguez assumem os vocais. Com uma nova formação e nova grafia do nome, a banda terá também uma terceira vocalista, que ainda será escolhida para tocar ao lado do guitarrista. Ximbinha vendeu, junto a ex-mulher, mais de 15 milhões de discos com a Banda Calypso.

Nascida em Serra Talhada, Leya tem 23 anos e já fazia parte da banda. Ela atuava como backing vocal da XCalypso, além de ter carreira solo como cantora sertaneja. A pernambucana assume os vocais já a partir deste fim de semana.

Conheça um pouco mais do trabalho da nova vocalista da XCalypso:


Leya Emanuelly -Triste realidade
                  

Fonte: http://entretenimento.oportaln10.com.br/

Banco do Brasil abrirá concurso para escriturário

O Banco do Brasil deve abrir um novo concurso em 2016 para o cargo de Escriturário, que exige o nível médio de escolaridade.

A expectativa é que a lotação deste concurso seja para os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e parte dos estados do Amazonas e Santa Catarina.

O salário inicial de Escriturário é de R$ 2.227,26, para uma jornada de 30 horas semanais. Além do salário, os servidores do Banco do Brasil contam com acréscimo de participação nos lucros ou resultados, vale-transporte, auxílio creche, ajuda alimentação/ refeição, auxílio a filho com deficiência, plano odontológico, assistência médica e previdência privada, assim como possibilidade de crescimento e desenvolvimento profissional.
Por Anna Ruth

Congresso Nacional começa o ano com 11 CPIs



A Câmara dos Deputados e o Senado Federal devem começar 2016 com, pelo menos, 11 Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). No Senado, quatro já estão em funcionamento e duas aguardam instalação. A partir de fevereiro, as CPIs das Próteses, do HSBC, do Futebol e do Assassinato de Jovens retomarão os seus trabalhos, enquanto a dos Fundos de Pensão e a das Barragens poderão iniciar as atividades. Há ainda, pronto para ser lido no plenário da Casa, o requerimento para a criação da CPI do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que já existe na Câmara e investiga supostas irregularidades em empréstimos do banco, concedidos a empresas investigadas na Operação Lava Jato.

Ao contrário do Senado, onde não há limite para a instalação de CPIs, o regimento interno da Câmara dos Deputados só permite cinco comissões funcionando simultaneamente na Casa. Por isso, além da CPI do BNDES, devem continuar os trabalhos as CPIs do Crimes Cibernéticos, a de Maus-Tratos de Animais, Fundos de Pensão e também a da Funai e Incra. Outros três novos pedidos para criação de CPIs já estão prontos aguardando leitura em plenário para avançar a medida que outras forem encerradas: a do Conselho Administrativos de Recursos Fiscais (Carf), a da Fifa/Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a da Concessão de Seguro Dpvat.

Por Robson Pires

Polícia Militar prende mulher adulterando caixas eletrônicos em Natal

zz8b759cd3-02a6-4c98-a729-d8f532c0b933

Policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar prenderam na tarde deste sábado (30), uma mulher  identificada como Helen Pereira dos Santos, de 37 anos, após ser flagrada adulterando caixas eletrônicos de uma agência bancária na Avenida Salgado Filho, em Natal.
A PM recebeu uma denúncia anônima informando do crime em andamento e ao chegar ao local encontrou Helen Pereira em flagrante. Ela foi presa e conduzida à Delegacia de Plantão da Polícia Civil.
Fonte: Daltro Emerenciano

Chuvas deixam 160 mil sem energia em Porto Alegre

Da Agência Brasil
O serviço de meteorologia da prefeitura de Porto Alegre disse hoje que os estragos causados pelo forte temporal que atingiu a capital gaúcha na noite de ontem (29) equivalem aos danos de um furacão de categoria 1. 

O temporal provocou queda de árvores, alagamentos e destelhamento de escolas. De acordo com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) do Rio Grande do Sul, cerca de 340 mil consumidores ficaram sem energia no estado, 90% deles em Porto Alegre. 

Os ventos chegaram a 119,5 quilômetros por hora (km/h). 

De acordo com balanço divulgado hoje à noite pelo vice-prefeito Sebastião Melo, cerca de 160 mil casas continuam sem luz. Segundo ele, a prioridade das equipes que atuam para reparar os estragos é restabelecer o abastecimento de água e o fornecimento energia elétrica para hospitais que estão operando por meio de geradores, além da religação de 40 semáforos que continuam apagados na cidade. 

O Corpo de Bombeiros informou que o número de emergência 193 foi afetado pela ruptura de cabos e não está funcionando. Assim, a corporação recomenda que os cidadãos liguem para o número 156, da prefeitura, para pedir ajuda, mas somente em casos de emergência, como incêndio, desabamentos e acidentes de trânsito, para não congestionar as linhas. 

Amanhã (31), deve voltar a chover forte em Porto Alegre . A temperatura mínima deve ficar em 20°C e a máxima, 26°C.

Dilma vai promover campanha na TV e nas escolas para combater o Aedes aegypti


Governo federal iniciou campanha de mobilização contra o Aedes aegypti, inclusive com faxinaço em prédios da Esplanada dos MinistériosJosé Cruz/Agência Brasil

Após dar início a uma campanha de mobilizações contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus da dengue, chikungunya e Zika, a presidenta Dilma Rousseff fará um apelo nas próximas semanas a diferentes atores da sociedade civil no combate ao inseto. O objetivo é sensibilizar lideranças para que se envolvam no que a presidenta tem chamado de “guerra” para eliminar todos os focos do mosquito.

O governo está preocupado com o aumento do número de casos de microcefalia, malformação no cérebro de recém-nascidos, e que tem relação com o vírus Zika. Na última quarta-feira (27), foram confirmados o nascimento de 270 crianças com microcefalia no país, e a existência de mais de 3.400 casos suspeitos. Na última semana, teve ínicio um calendário de limpeza de órgãos públicos, que terão periodicamente o Dia da Faxina, para eliminar criadouros do mosquito. Além disso, 220 mil militares vão visitar casas e orientar moradores em 356 cidades no próximo dia 13.

O Palácio do Planalto acredita que a principal estratégia é conscientizar a população, e que se as pessoas não colaborarem, o trabalho do governo vai ficar ainda mais difícil. Apesar de a presidenta ter dito, nessa sexta-feira (29), que “não pode faltar dinheiro” e que “não haverá contingenciamento” de recursos para o combate "que é uma questão de saúde pública", a avaliação interna é de que as verbas para a publicidade não são suficientes para passar a mensagem de combate ao mosquito, já que tem alcance limitado.

A intenção é que a presidenta Dilma converse com representantes de igrejas, líderes de comunidades e empresários e peça auxílio no combate ao mosquito, além de continuar o contato com governadores e prefeitos. Segundo a presidenta, a mobilização servirá para “evidenciar” que todos têm de participar: “do soldado, passando pelo cientista, da pessoa que limpa uma rua, a dona de casa”.

Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social na quinta-feira (28), a presidenta disse que precisaria da participação da sociedade para uma “batalha” que, segundo ela, será de médio prazo. “Peço aos senhores e as senhoras que mobilizem seus funcionários, seus companheiros de sindicato, os fiéis de sua igreja, os colegas de trabalho e de escolas, a família e os vizinhos”, disse aos conselheiros, dentre eles empresários e sindicalistas.

O governo também pretende utilizar os cinco minutos gratuitos de inserção diária do Ministério da Educação nas emissoras de televisão para mobilizar os telespectadores e ouvintes. A partir de março, vai veicular uma campanha publicitária no rádio e na TV. A orientação é de que seja utilizado o tema “Zika Zero”, que já se tornou hashtag nas redes sociais, e que os materiais tenham a frase: “Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”.

Donos de emissoras de rádio e TV também poderão ser procurados pela presidenta. Quem tem participado das discussões avalia que uma campanha integrada envolvendo a programação dos canais teria mais impacto do que apenas uma propaganda no intervalo comercial.

Ação nas escolas

Na próxima quinta-feira (4), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, dará início a uma mobilização nas escolas para envolver 40 milhões de estudantes do ensino básico, da rede pública e privada, e mais de sete milhões de universitários. Por meio das instituições de ensino superior, dos secretários de educação estaduais e municipais, a campanha é fazer com que as crianças espalhem a conscientização.

A ideia é que o aluno leve uma carta com cuidados para evitar a proliferação do mosquito e passe a mensagem para a família, ajudando na mobilização e cobrando os próprios pais caso encontre eventual criadouro. Além de panfletos, cartilhas e cartazes, materiais didáticos também estão sendo elaborados para os professores. O auge da campanha será nas próximas semanas, após o Carnaval.
Da Agência Brasil

Tarifa de ônibus sobe para R$ 2,90 em Natal e passageiros reclamam

Do G1 RN

Novo valor entrou em vigor neste domingo (31).
Passageiros reclamam das condições dos ônibus.
tarifa subiu para R$ 2,90 neste domingo (31) em Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

A partir deste domingo a tarifa de ônibus em Natal é de R$ 2,90. O valor foi definido na reunião do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (CMTMU) na última quinta-feira (28) e gerou reclamação dos passageiros. O novo valor representa um aumento de 9,14% .

"É uma vergonha. Ainda se o sistema de transporte público funcionasse na cidade, se os ônibus tivessem a mínima condiçã, mas a realidade não é essa. Os ônibus estão sucateados, a espera é grande, e o preço ainda sobe. É um absurdo", disse a estudante de História, Ana Maria Souza, de 24 anos.

A meia-passagem, paga pelos estudantes, passa a ter o valor de R$ 1,45 e a tarifa da linha Norte Fácil (600 – Parque dos Coqueiros/Partage Norte Shopping) passa para R$ 2,20. Já a tarifa social, cobrada nos feriados, passa para R$ 1,45.

A balconista Patrícia Silva, de 32 anos também não aprovou o reajuste. "Para quem ganha um salário mínimo como eu esse aumento vai pesar muito. Eu não vejo justificativas pra esse aumento", disse.

Contrapartidas
Como contrapartidas para o aumento, as empresas de ônibus terão que substituir 70 ônibus antigos por novos, reforma de 56 abrigos especiais, implantação de wi-fi nas estações de transferência e em 5% dos ônibus, a disponibilização de aplicativo gratuito para informar a previsão de horário do ônibus, modificar o itinerário da linha 10/29 (Nova Natal/Nova Descoberta, via Campus) para atender o conjunto Cidade Praia, a volta dos micro-ônibus das linhas 54 (Rocas/Ponta Negra, via Alecrim) e 56 (Rocas/Ponta Negra, via Via Costeira) para a Vila de Ponta Negra e a modificação do itinerário da linha 84 (Soledade II/Petrópolis, via Ponte Newton Navarro) para atender os conjuntos Pajuçara I e II.

Histórico
O último reajuste na tarifa do transporte público de Natal ocorreu em 20 de julho de 2015, quando o valor subiu de R$ 2,35 para R$ 2,65. Um aumento de 12,7%. Como contrapartidas, foi exigido a substituição de 30 ônibus antigos por novos, implantação da linha 64A, implantação das máquinas leitoras dos cartões nas Estações de Transferência, acréscimo de um veículo nas linhas 588 (Circular UFRN) e 599 (Guarapes/Mirassol, via Rodoviária) e extensão da linha 48 (Santos Reis/Nova Descoberta, via Alecrim) até o Campus da UFRN. Todas as condições foram cumpridas pelas empresas.
Passageiros reclamaram do reajuste (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Três vocalistas vão substituir Thábata na banda XCalypso

E Ximbinha já substituiu a mossoroense Thábata que não aguentou a grosseria e bebedeira do guitarrista.


Após Thábata Mendes anunciar sua saída da XCalypso, Ximbinha comentou neste sábado (30) o fim da parceria. 

Em nota oficial, a assessoria da banda confirmou o anúncio feito pela cantora nas redes sociais e informou o posicionamento de Ximbinha. 

“O motivo foi divergências conceituais em torno do projeto. Ximbinha ressalta sua admiração pelo talento e poder vocal de Thábata e lamenta sua saída”, diz o comunicado.
A nota informa ainda que a decisão foi tomada em “comum acordo com o guitarrista Ximbinha, criador da banda” e que “ambos acreditam que esta foi a melhor decisão, que não prejudicará contratantes e revela o respeito aos novos fãs que a X-Calypso vem conquistando”.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Ximbinha ainda informou que, com a decisão, a banda passará a ter três vocalistas. “A partir de hoje a XCalypso ganha uma nova roupagem: a cantora pernambucana Leya e o paraense Gêh Rodriguez assumem os vocais, e uma terceira vocalista, que ainda será escolhida, vão compor o projeto XCalypso ao lado da guitarra de Ximbinha”.

Breve parceria
A parceria entre Thábata Mendes e Ximbinha durou apenas três meses. Os dois se apresentaram juntos pela primeira vez em um show no início do ano, no dia 4 de janeiro, no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (PA).

Leia a nota na íntegra:
“A cantora Thábata deixa de ser a vocalista da XCalypso a partir deste domingo, 31. A decisão foi tomada em comum acordo com o guitarrista Ximbinha, criador da banda. O motivo foi divergências conceituais em torno do projeto. Ximbinha ressalta sua admiração pelo talento e poder vocal de Thábata e lamenta sua saída. Thábata, por sua vez, afirma que os últimos três meses foram de muito aprendizado e de formação profissional. Ambos acreditam que esta foi a melhor decisão, que não prejudicará contratantes e revela o respeito aos novos fãs que a XCalypso vem conquistando desde sua primeira apresentação no dia 3 janeiro, quando reuniu um público de mais de 100 mil pessoas no aniversário da cidade de Ananindeua, no Pará.
Ximbinha assegura também que o Projeto XCalypso continua firme e todos os contratos assumidos serão cumpridos. A partir de hoje a XCalypso ganha uma nova roupagem: a cantora pernambucana Leya e o paraense Gêh Rodriguez assumem os vocais, e uma terceira vocalista, que ainda será escolhida, vão compor o projeto XCalypso ao lado da guitarra de Ximbinha”.
Por Thaisa Galvão

PIPA OPEN AIR COM AVIÕES DO FORRÓ INICIA VENDA DE INGRESSOS

A Semana Santa do Brasil na Arena Pipa Open Air, Praia da Pipa, já está com ingressos à venda. Os bilhetes estão disponíveis na Viva Promoções no shopping Cidade Jardim em Natal/RN e no site www.ticmix.com. Em breve serão divulgados os pontos de venda físicos em Recife (PE), João Pessoa (PB) e Pipa (RN). Subirão ao palco da festa mais esperada deste início de ano a dupla Jorge e Mateus, Aviões do Forró, Márcia Fellipe e Forró da Curtição, Gabriel Diniz, Pedro Luccas, Hugo S, Guilherme Moss, Giullian Monte e DDB e Sax in the house.

A festa acontece nos dias 25 e 26 de março e reúne o cenário paradisíaco da praia da Pipa, serviços diferenciados e um mix de atrações para fazer do feriadão dias inesquecíveis. O setor premium é a grande atração da Semana Santa na Pipa Open Air. Ponto de encontro da beleza e da música eletrônica, o espaço contará com shows exclusivos dos DJs Hugo S, Guilherme Moss e o duo Sax in the house.

Pagamento de 1/3 de Férias dos Servidores da Educação Estadual

Confira aqui tudo sobre esse pagamento

A presidenta do SINSP, Janeayre Souto, foi na tarde da última sexta feira (29), na SEARH, o objetivo dessa visita foi buscar esclarecimentos sobre o pagamento do 1/3 de férias dos servidores da educação.

De acordo com as informações colhidas, foi explicado que: A folha de pagamento do mês de janeiro já está confeccionada e está garantido o pagamento referente ao terço de férias dos servidores da educação como acontece todos os anos.

O que está diferente é a forma da confecção das folhas de pagamentos, esse mês são duas folhas, uma das férias e outra do pagamento mensal que irão entrar ao mesmo tempo na conta do servidor.

Não houve erro da secretaria de administração, apenas confecção de folhas separadas. E outra coisa que aconteceu, foi que só foi visualizado a Folha Normal do Pagamento, e isso foi que originou o mal-entendido.
Por Janeayre Souto

Droga essencial contra a Aids cria resistência

Eficácia da terapia é maior se iniciada antes do surgimento dos sintomas
INDIA-HEALTH-AIDS-UN-FILES
Uma das drogas que mais marcou o tratamento contra a Aids, há 15 anos, agora enfrenta problemas para combater o HIV. Um novo estudo revela que, em parcelas significativas de pacientes da Europa e, principalmente, da África, o vírus criou resistência ao tenofovir. Segundo especialistas, o problema pode até mesmo afetar os planos da ONU de controlar a doença até 2030.
Esse antirretroviral é capaz de diminuir a carga de HIV no corpo, melhorando a qualidade de vida de soropositivos. Com quase nenhum efeito colateral, o remédio é usado na fase inicial do tratamento contra a Aids, em geral por meio do comprimido apelidado de “3 em 1” (tenofovir, efavirenz e lamivudina), ingerido diariamente.
Segundo informações do jornal “O Globo” – que cita o estudo publicado na revista médica “Lancet Infectious Diseases” –, o estudo da Universidade College London, na Inglaterra, e da Universidade de Stanford, nos EUA, analisou 1.926 soropositivos no mundo.

Essas pessoas, mesmo sob tratamento, não tiveram sua carga viral reduzida. Descobriu-se que, entre pacientes com esse perfil na África Subsaariana, 60% são resistentes a tenofovir. O mesmo aconteceu com 20% dos pacientes na Europa.
Cerca de dois terços dessas pessoas também desenvolvem resistência a outras drogas ingeridas junto com o tenofovir, comprometendo todo o tratamento. Segundo o estudo, 15% dos africanos tratados com esse remédio podem criar resistência à droga logo no primeiro ano de terapia.
“O tenofovir é parte essencial do nosso ‘armamento’ para controlar o HIV, então é extremamente preocupante ver que existe um nível tão alto de resistência”, destaca o principal autor da pesquisa, Ravi Gupta. “É uma droga potente, usada tanto no tratamento quanto na prevenção, entre os grupos vulneráveis (profissionais do sexo, por exemplo). É urgente que façamos mais para combater o problema de alta resistência”.
Risco. Gupta explica que quem começa o tratamento quando já está com o sistema imunológico fraco tem 50% mais chances de se tornar resistente. Isso é comum de ocorrer na África Subsaariana, onde governos só distribuem o tratamento gratuito para soropositivos com sintomas.
Nesse ponto, o cenário africano se difere do brasileiro, afirmou ao jornal o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita. No Brasil, desde dezembro de 2013, todas as pessoas diagnosticadas com o HIV positivo iniciam tratamento, mesmo que ainda não apresentem qualquer sintoma. Enquanto a epidemia na África é generalizada, no Brasil o problema se concentra nas populações vulneráveis.
Flash
Mundo. O total de novas infecções por HIV em 2015 caiu 35% desde o pico registrado em 2000, para cerca de 2 milhões. As mortes recuaram 42% em relação a 2004, para 1,2 milhão.
No ano passado, 81 mil pessoas iniciaram tratamento no país

Em 2015, 81 mil pessoas no Brasil começaram a tomar antirretrovirais, 13% a mais do que o registrado em 2014. O país tem atualmente 455 mil pacientes em tratamento. Desses, quase 260 mil usam o tenofovir, isoladamente ou combinado com outras drogas, segundo o jornal “O Globo”.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 22 medicamentos para HIV. Três deles podem substituir o tenofovir, embora provoquem efeitos colaterais. O paciente que não responde bem pode fazer um teste que identifica resistência a alguma droga.

“Das pessoas que seguem tratamento para HIV no Brasil, 91% têm carga viral indetectável, o que indica que temos uma alta taxa de adesão. E, quando os pacientes começam a se tratar logo depois de contrair o vírus, o risco de criar resistência diminui bastante”, afirma o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita. 
Fonte: Portal OTempo


Sejuc afasta agente e abre processo disciplinar para apurar fuga em CDP

Agente penitenciário foi afastado suspeito de facilitar entrada de arma de fogo.
Fuga aconteceu no CDP do Potengi no dia 17 de janeiro deste ano.
Um dos agentes reage e atira com bala de borracha; em seguida, outro agente é rendido pelos presos, que o usam como escudo humano  (Foto: G1/RN)
Fuga aconteceu no dia 17 de janeiro deste ano. Um agente penitenciário e um policial militar foram baleados (Foto: G1/RN)
A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte (Sejuc) instaurou processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidades em relação à fuga do Centro de Detenção Provisória de Potengi, na Zona Norte de Natal. A fuga aconteceu no dia 17 de janeiro. A portaria que instaura o processo administrativo disciplinar foi publicada no Diário Oficial deste sábado (30) e é assinada pelo titular da Sejuc, Cristiano Feitosa Mendes.

De acordo com a portaria, dois agentes são investigados. Um por "supostamente ter agido de forma desidiosa, possibilitando a entrada de arma de fogo no Centro de Detenção Provisória Potengi contribuindo para a fuga no dia 17 de janeiro de 2016". O outro "pela conduta supostamente omissiva na gestão da unidade prisional".

Na fuga em questão um policial militar e um agente penitenciário foram baleados. Os detentos estavam armados dentro da cela e fugiram levando o revólver do agente. Segundo a direção, um dos presos fingiu estar passando mal, atraindo os agentes de plantão até a cela. Quando foram verificar a situação do detento, os agentes foram rendidos.

Ainda de acordo com a direção da unidade, os presos Daniel Saulo de Queiroz Lourenço e Jangledson de Oliveira fugiram levando a arma do agente baleado, um revólver calibre 38.

No momento da fuga, dois agentes penitenciários e dois PMs faziam aguarda do CDP. O Centro de Detenção Provisória do Potengi tem capacidade para 80 detentos, mas tinha até então 133 presos.
CDP do Potengi, na Zona Norte de Natal (Foto: Divulgação/PM)
CDP do Potengi, na Zona Norte de Natal (Foto: Divulgação/PM)

Anticoncepcional masculino pode chegar ao mercado em 2017


Uma organização americana sem fins lucrativos, focada no desenvolvimento de abordagens médicas de baixo custo, criou um anticoncepcional masculino que pretende trazer ao mercado até 2017. A Parsemus Fondation anunciou que um polímero reversível não hormonal – que bloqueia os canais deferentes – provou ser eficaz em um estudo com babuínos.

O estudo injetou o chamado Vasalgel em três babuínos machos com acesso sexual irrestrito a 10 ou 15 fêmeas cada. Seis meses depois, nenhuma delas ficou grávida. Com o sucesso do experimento animal e um novo financiamento da David e Lucile Packard Foundation, a Parsemus Fondation planeja iniciar testes em humanos no próximo ano.
Por Robson Pires

sábado, 30 de janeiro de 2016

39 motoristas sob efeito de álcool são detidos em blitz da lei seca na zona Norte de Natal

Por Thaisa Galvão
Balanço da operação Lei Seca na madrugada de hoje, nos dois sentidos da avenida João Medeiros Filho, zona Norte de Natal, comandada pelo Capitão Styvenson:

87 carteiras de habilitação recolhidas

23 veículos apreendidos (carros e motos)

39 motoristas presos por dirigirem sob efeito de álcool

Governador de SP Geraldo Alckmin conversa com PSB para se filiar ao partido e disputar presidência da República

Filiado ao PSDB, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pode tirar o D da legenda ao qual é filiado e assinar ficha no PSB.

Alckmin tem conversado com o presidente do PSB, Carlos Siqueira, que está em Natal acendendo e apagando labaredas.

A intenção é o PSB lançar o governador de SP como candidato a presidente.

Ficando no PSDB, Alkmin terá que ir para o par ou ímpar com os tucanos José Serra e Aécio Neves.
Fonte: Thaisa Galvão

LÍDERES DO MOVIMENTO A FAVOR DO IMPEACHMENT ENTREGAM CARTA A MICHEL TEMER

Os líderes do movimento a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) no Rio Grande do Norte, entregaram uma carta ao vice-presidente Michel Temer (PMDB) durante a passagem do peemedebista por Natal, nesta sexta-feira (29). Os manifestantes se encontraram com Temer no Hotel Imirá, na Via Costeira, onde ele cumpria agenda na capital potiguar. Confira abaixo o documento, na íntegra.

Carta nº. 02

Do povo potiguar para o Excelentíssimo Sr. Vice-Presidente da República Michel Temer

“Ad impossibilia nemo tenetur”1

O Brasil vive dias sombrios. Para onde quer que se olhe, só se vê o rosto tenebroso de uma crise generalizada. Mas mesmo na escuridão de um cenário catastrófico há um povo em estado de alerta, como uma luz que se acende para iluminar os caminhos do Brasil. Somos nós, Sr. Vice-presidente, a sociedade civil que ganhou as ruas por não mais se permitir assistir a tudo do conforto dos nossos lares. O momento atual pede que tomemos parte nos destinos do país, e é isso que estamos fazendo, pois a democracia respira não apenas de dois em dois anos, naquele nobre momento de depositar o voto na urna, mas o tempo todo, em cada momento da vida nacional, como este que atravessamos.

E é no exercício dessa responsabilidade que viemos trazer nossa mensagem para seus ouvidos. O povo, Sr. Vice-Presidente, está inquieto, desconfiado, descrente e desesperançado com os rumos que o Brasil está tomando. O ano que passou, ao que tudo indica, foi apenas um ensaio para a catástrofe que ainda se abaterá sobre nós neste que começou. O governo da srª. Dilma Rousseff, de quem se espera medidas para pelo menos evitar o pior, parece fazer exatamente o contrário: joga gasolina na fogueira, ignorando completamente os apelos dos vários segmentos da sociedade e do setor produtivo, que já sofrem os pesados efeitos do desemprego, da recessão e da inflação, cuja tenebrosa memória, embora já distante no tempo, ainda deixa marcas de profundo medo naqueles que foram por ela prejudicados.

Os ouvidos moucos da srª. Dilma Rousseff para os gritos do país são inadmissíveis! Do alto de seu palácio, a Presidente da República rasga todas as precauções que qualquer economia saudável precisa guardar, para se aventurar numa farra com dinheiro público, que escorre no ralo tanto da corrupção quanto do capitalismo de compadres, retirando recursos da sociedade extorquida para entregá-los de mão beijada para grupos especialmente selecionados por critérios escusos.

Agora, medidas duras são necessárias, mas a srª. Dilma Rousseff já mostrou que não está disposta a tomá-las. E nem poderia, já que sua autoridade é questionada por toda a nação, à exceção de grupos econômicos que são beneficiados com suas políticas desastradas e pelos companheiros de militância ideológica não menos nociva à nação brasileira. As últimas medidas anunciadas pelo sr. Ministro da Fazenda são a prova de que todo e qualquer cuidado com a economia do país foi desprezado para dar lugar ao discurso fácil da concessão de crédito com dinheiro público, que além de agravar o problema, trará como consequência certa o retorno do dragão horrendo da inflação, que devorará, em primeiro lugar, as rendas dos mais pobres. Como sempre. Empresas já estão fechando as portas e demitindo pais e mães de família em toda parte deste enorme e rico Brasil. E ainda vai piorar.

Mas é tempo de dar um basta nisso! É tempo, sr. Vice-presidente, de unir o país para tirá-lo do atoleiro em que foi metido pela destemperança e incompetência de uma governante. Chega de desculpas esfarrapadas para problemas criados pela desastrosa ação de quem não reúne condições que conduzir os destinos de uma nação como a nossa! Não podemos mais aceitar ser governados por uma pessoa que só vai a ambientes com plateia selecionada e que precisa remunerar jornalistas e veículos de comunicação para fazer a defesa do seu governo! É preciso dar um basta nisso! 

E é para isso que viemos aqui. Para dizer que, muitos ou poucos, vamos continuar mobilizados nas ruas, no ambiente virtual, junto às instituições e onde quer que seja possível nos fazer ouvir. Por que saiba, Sr. Vice-Presidente, que quando a força descomunal de um povo resolve agir, ela não retrocede sem deixar as marcas do seu querer. E nós permaneceremos firmes e determinados na árdua tarefa de salvar o país da ação maléfica dos salteadores e destruidores que ainda estão entre nós. Mas com a graça de Deus haveremos de conseguir! E o senhor será muito bem vindo caso ouça nossa voz e compre a nossa briga. A História, sr. Vice-presidente, há de reservar-lhe um bom lugar nas suas páginas caso decida, e decida o quanto antes!, ficar do lado certo. É o que esperamos.

Muito obrigado pela atenção.

LUAN SANTANA É O NOVO PADRINHO DOS JOGOS OLÍMPICOS


Luan Santana é o mais novo padrinho dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O cantor vai ajudar a promover as ações do Time Brasil e reforçar a torcida brasileira durante as olímpiadas. O sertanejo se junta a outros 16 padrinhos e madrinhas do Time Brasil.

Além de Luan, Luciano Huck, Otaviano Costa, Rodrigo Faro, Rodrigo Lombardi, Grazi Massafera, Ivete Sangalo, Preta Gil, Ana Carolina, Toni Garrido, Thiaguinho, Gaby Amarantos, os chefes de cozinha Roberta Sudbrack e Claude Troisgros, os empresários Carol Sampaio e Bruno Chateubriand e o Grupo Cultural Afroreggae (instituição) apadrinham os jogos. Todos os artistas participam do projeto de forma voluntária.

A função dos padrinhos é convocar a torcida para apoiar os atletas brasileiros nas principais competições e divulgar os resultados e conquistas dos atletas nacionais. Até a realização dos Jogos Olímpicos, outras personalidades serão convidadas para participar do programa.

Durou pouco! Thábata Mendes não é mais cantora do XCalypso

Cantora potiguar confirmou sua saída através das redes sociais


Cantora divulgou sua saída da banda pelas redes sociais (Foto: Reprodução)

Após três meses como parceira de Ximbinha na banda XCalypso, a mossoroense Thábata Mendes anunciou na madrugada deste sábado (30) sua saída do grupo paraense. O anuncio foi realizado por seu assessor pessoal, Maxsuel Praxedes, em uma rede social e foi compartilhado pela cantora.

Ainda não se sabe o que motivou a saída de Thábata da banda, mas há informações de que a loira estava insatisfeita com o projeto desde que teve uma discussão com o guitarrista do grupo após um show realizado em Tibau no último dia 16.

Outras informações dão conta de que a mossoroense não aguentava mais o consumo excessivo de álcool de Ximbinha e as constantes brigas. Eles tiveram, inclusive, uma grande discussão no último show.

Na postagem compartilhada pela cantora, diversos fãs manifestaram apoio a Thábata. “Você é linda! E tem uma bela carreira pela frente. Nunca desista dos seus sonhos, essa foi mais uma experiência, te admiro muito parabéns”, disse uma fã.

Muitos também não deixaram de citar a relação de Ximbinha com Joelma. “Não importa quando, ou como a verdade sempre aparecerá, parece que Joelma não é a grande mentirosa que muitos excluídos achavam não é?!”, afirmava uma pessoa na postagem.

Apesar do anúncio da saída de Thábata Mendes do XCalypso, a banda ainda tem compromissos marcados. Um neste sábado (30), na cidade Senador José Porfírio, no Pará, e outro no dia 10 de fevereiro na cidade de Cametá, também no Pará.
Fonte: Portal no Ar

Empreiteira gastou até R$ 380 mil em mobília em triplex usado por Lula

Da Agência Estado:

A construtora OAS pagou até mesmo eletrodomésticos da cozinha de um tríplex do Guarujá (SP) que pertenceria ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo investigadores, a empresa adquiriu geladeira, no valor de R$ 10 mil; forno de micro-ondas, R$ 5 mil; tampo de pia de resina americana, R$ 50 mil; e forno elétrico, R$ 9 mil, do imóvel que está sob investigação da Operação Lava Jato e do Ministério Público de São Paulo por suspeita de ter sido usado para pagamento de propina. A cozinha e o quarto teriam custado à empreiteira R$ 380 mil.

Oficialmente, o imóvel está em nome da OAS, mas há indícios de que pertence ao ex-presidente e sua mulher, Marisa Letícia. O promotor Cássio Conserino, do MP-SP, intimou o casal para prestar depoimento sobre o tríplex no próximo dia 17 a partir de depoimentos que revelaram a presença de Marisa Letícia supervisionando a obra.

Todo o apartamento foi reformado pela construtora em obra que teria custado R$ 777 mil. A empreiteira é alvo da Operação Lava Jato sob a acusação de ter pagado propina em troca de obras na Petrobrás.

Os eletrodomésticos da cozinha do tríplex, segundo investigadores, foram adquiridos pela OAS na loja Kitchens na Avenida Faria Lima, em São Paulo. Um sítio em Atibaia, no interior paulista, que também pertenceria ao ex-presidente, recebeu cozinha planejada da mesma loja que custou R$ 180 mil. A contratação da Kitchens pela OAS para mobiliar o apartamento 164-A do condomínio Solaris, no Guarujá, foi revelada pelo site O Antagonista. O site também informa que a cozinha do sítio foi bancada pela mesma empreiteira e, nessa caso, paga em espécie.

A reforma no tríplex foi realizada entre abril e setembro de 2014, quando Lula já havia deixado a Presidência da República. Se comprovado que o petista omitiu o imóvel de sua declaração de bens, o próximo passo, segundo os investigadores, é saber a razão. Uma das hipóteses é a necessidade de encobrir suposto pagamento por tráfico de influência, uma vez que Lula teria renda para comprar o imóvel. O ex-presidente tem reiterado que, após deixar o governo, sua única atividade remunerada é a de palestrante. Ele também nega fazer lobby para empresas.

Mais um assalto próximo a casa de verão do Governador Robinson Faria

Por Heitor Gregório

Na tarde deste sábado (30), um assalto com tiroteio causou tumulto na prainha próxima ao Condomínio Porto Brasil, onde o governador Robinson Faria (PSD) curte seus dias de verão.

Há poucos dias, também foi registrado um assalto na Praia do Porto Brasil. A vítima foi a esposa, filha e amigas do Secretário de Habitação de Natal, Getúlio Batista Neto.

Foto: Leitor do Blog

Bando fortemente armado explode Caixa do Banco do Bradesco de Tangará na madrugada de hoje


A violência não dar tréguas em Tangará, mais uma vez o caixa eletrônico do Banco do Bradesco foi alvo dos criminosos, na madrugada deste sábado (30) por volta das 2h40, um bando fortemente armado tomou conta das ruas no centro da cidade de Tangará, levando pânico e terror a população. Na ocasião havia pessoas na rua, mais foram rendidas e ordenadas a se manterem deitadas no chão enquanto a quadrilha efetuava a ação.


Vários tiros foram disparados pela quadrilha atingindo assim alguns estabelecimentos comerciais, que amanheceram com marcas de balas nas portas e paredes.
A explosão foi tão forte que o prédio aonde também ficava o caixa eletrônico do Banco do Brasil ficou com rachaduras em sua estrutura, lembrando que o caixa do Banco do Brasil não tinha nenhum terminal funcionando uma vez que já foi alvo de outra ação criminosa aonde deixou o caixa em pedaços.

Com tudo isso Tangará fica agora sem nenhum caixa eletrônico para atender a população, uma vez que os dois terminais tanto do Banco do Brasil como do Banco do Bradesco foram alvos dos bandidos. 
 






sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

INCRÍVEL: Físico fica em frente a rifle para provar que água é mais resistente que ar, veja o vídeo

O físico Andreas Wahl, da Noruega, colocou sua vida em risco ao fazer um experimento dentro da piscina onde ele era o alvo de um rifle. Andreas quis provar que a resistência do ar é diferente da água.
(Foto: Reprodução/YouTube)
Na gravação, é possível ver a bala saindo da arma, mas ela não alcança o corpo do físico, que utiliza uma corda como auxílio para realizar o disparo.

De acordo com as informações do Daily Mail, o cartucho parou no meio do caminho pois a água é 800 vezes mais densa que o ar, o que protegeu Andreas de ser atingido.
(Foto: Reprodução/YouTube)
O teste foi publicado pelo canal NRK Viten no YouTube, neste domingo (24), e já alcançou mais de 3,4 milhões de visualizações.
Confira o vídeo:
                    

Fonte: http://www.redetv.uol.com.br/

Paulo Henrique Amorim é condenado à prisão por ofender diretor da Globo

Apresentador do "Domingo Espetacular", da Record, Paulo Henrique Amorim foi condenado a cinco meses e dez dias de prisão por ofender o diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel.

Em decisão publicada nesta sexta-feira (29), o relator do caso, desembargador Edison Brandão, avaliou que Amorim está em "autêntica empreitada" contra a honra do jornalista. Segundo ele, a vontade de cometer o crime “salta nítido nos autos, ficando clara a intenção em macular a honra de Ali Kamel”.

Em seu blog jornalístico, o Conversa Afiada, Paulo Henrique acusou Ali Kamel de racismo por conta do livro "Não Somos Racistas - Uma Reação aos que Querem nos Transformar numa Nação Bicolor". Ele afirmou que o diretor da Globo "engrossa as fileiras racistas dos que bloqueiam a integração e a ascensão dos negros" e classificou no texto como uma pessoa "trevoso" - que significa uma pessoa horrível, terrível, medonha.

Para o desembargador, o apresentador "seguramente poderia exercer seu direito à crítica sem emprego de palavras demeritórias e pejorativas”. Como as ofensas foram feitas na internet, a pena foi aumentada em um terço.

A decisão ainda cabe recurso, o que Paulo Henrique Amorim deverá fazer. Não é, nem de longe, a primeira vez que ele é condenado por escritos em seu blog. Outros jornalistas da Globo já o processaram por ofensas semelhantes.

Procurada pela reportagem do NaTelinha para se manifestar, a assessoria da Record informou que Paulo Henrique Amorim não responde as notas de ação judicial.