Compartilhamento:

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

A PARTIR DESTA QUARTA, NATAL RECEBE O MUNDO PELO VIÉS DA MÚSICA

Quando John Lennon sugeriu, na canção Imagine, “todas as pessoas partilhando todo o mundo”, não se tratava de facebook ou redes sociais, mas de algo grandioso, como a cultura, os costumes, a paz. Nesta quarta, Natal receberá o mundo. O Glomus 2017 trará quase 200 músicos de 29 países dos cinco continentes. E a abertura do evento será apenas um recorte do que virá pelos próximos 10 dias.

O Concerto de abertura acontece amanhã (11), a partir das 20h, no hotel Holiday Inn, próximo ao Arena das Dunas. O auditório tem capacidade para 1100 lugares. O acesso é gratuito e por ordem de chegada. Estão programadas três apresentações: o concerto da Orquestra Sinfônica da UFRN, o Jerimum Jazz e a grande pedida da noite: a peça composta de forma coletiva entre músicos estrangeiros e alunos de ONGs de Natal.

Durante três dias e um total de 21 horas intensas de aprendizado mútuo, 18 músicos, entre alunos de mestrado e doutorado e professores da Academia Sibelius de Helsinki, Finlândia, e da Escola Real de Dança da Dinamarca, estiveram com 60 jovens aprendizes das ONGs Atitude Cooperação, Conexão Felipe Camarão, Oficina de Sonhos, além da Orquestra Funffec de Cordas, do município de Luís Gomes. Todos juntos compuseram uma peça musical para abertura do Glomus.

“Posso garantir: a música é sensacional. Sem querer estragar a surpresa, adianto apenas que mescla música finlandesa medieval com nosso côco de roda. E nisso mistura violino e rabeca, entre outros instrumentos. Serão instantes de pura magia”, se orgulha o coordenador do Glomus 2017, Fábio Presgrave, também professor de música da UFRN, instituição responsável por atrair o Glomus pela primeira vez à América do Sul.
Quem comparecer ao concerto também assistirá a primeira apresentação da Orquestra Sinfônica da UFRN em 2017, com execução de choros do compositor Villa Lobos. E ainda um repertório mais popular com o show da Big Band Jerimum Jazz, no encerramento desta abertura do Glomus 2017. O próximo concerto acontece nesta quinta, às 20h30, no Solar Bela Vista (em frente à Capitania das Artes, Cidade Alta), com jam session e improvisações de música e dança.

Se mesmo entre os músicos das universidades da Finlândia e da Dinamarca, que estiveram com os alunos das ONGs de Natal, tem pelo menos outras nove nacionalidades, entre os alunos e professores, Natal assistirá concertos de música árabe (no Parque das Dunas), música asiática (Parque Dom Nivaldo Monte), entre outras misturas em concertos na Pinacoteca, Solar Bela Vista e auditório da Escola de Música da UFRN. Toda a programação é gratuita.

A Global Music Network (Glomus) é uma rede internacional fundada por três academias nórdicas de ensino superior em música, teatro e dança, espalhadas nos cinco continentes. A cada dois anos é realizada, de forma itinerante, um encontro onde universidades estabelecem comunicação através da arte. A UFRN foi a única instituição sulamericana a conquistar espaço junto à Glomus. Isso graças à infraestrutura e à produção musical voltada a projetos sociais desenvolvidos pela Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário