Compartilhamento:

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Hoje os parabéns vai para meu amigo Beto Brito, um dos maiores nomes da nossa música nordestina

Os meus parabéns vai para o querido amigo instrumentista e cantor Beto Brito, um cara super talentoso, Brito é um dos músicos piauienses mais bem relacionados no meio musical. Ele tem músicas gravadas com grandes nomes da música nordestina como Zé Ramalho, Antônio Barros, Cecéu, Geraldo Azevedo e o produtor Robertinho do Recife. Com sua rabeca, viola e violão, Brito é sem dúvida um dos grandes nomes da nossa Música nordestina.

Meus parabéns querido artista, que Deus o cubra de benção e que continue assim, nos alegrando com a sua musicalidade, e nos divertindo com seus cordéis,és para mim um dos maiores nomes da nossa música. Um forte abraço do seu amigo Robson Freitas.

Confira abaixo um dos shows do grande, Beto Brito "De Viola e Rabeca" - Gravado no Especial da Globo Nordeste.

Biografia de Beto Brito
Edilberto Cipriano de Brito
Santo Antônio de Lisboa, PI 

Começou a carreira apresentando-se em festas e outros eventos na cidade de João Pessoa. Participou de diversos festivais nacionais e internacionais e teve sua música "Pandeiro sideral" incluída em uma coletânea em Portugal. É também cordelista e já publicou,entre outros, os cordéis "O dia que lampião chorou", "O Prefeito analfabeto", "Sabedoria popular" e "Mei-de-feira Mei-de-vida". Já participou, entre outros eventos, do projeto Seis e Meia, da Funarte, e das festas de São João em Campina Grande, Caruaru e Recife. Entre outros festivais, participou do Festival de Inverno de Domingos Martins, ES; São João no Parque, PB; Festival Nacional de Arte - Fenart, PB; Forró do Ball Room, RJ; Os Encontros Fnac - RJ/SP; Centro em Cena, PB, e Festival do Pau da Bandeira, CE. 

Em 1997, lançou de forma independente o disco "Visões". No ano seguinte, também de forma independente, lançou o disco "A cara do Brasil". Em 2000, lançou o CD "Doidinho por forró", também em gravação independente. 

Em 2002, lançou o CD "Pandeiro sideral", com destaque para as músicas "Canoa boa não vira à toa" e "Pra lavar a alma", de sua autoria, além da música título que foi incluída em Portugal, na coletânea "Brazil lounge". Em 2003, apresentou-se com Dominguinhos no Projeto Seis e Meia, no Cine Bangüê do Espaço Cultural, em João Pessoa, PB. 

Em 2004, dividiu palco com Joquinha Gonzaga e Os Três do Nordeste, durante a Festa de São João de Campina Grande. Nesse ano, apresentou-se na Lona Cultural Elza Osborne em Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, primeiro com Marinês e depois com Moraes Moreira. Apresentou-se também no Centro de Tradições Nordestinas Luiz Gonzaga, a famosa Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Nessa ocasião, além de show solo, dividiu palco com Marinês e sua gente, cantando e tocando rabeca. Apresentou-se ainda em show de forró no Marco Zero, bairro de Recife juntamente com Oswaldinho do Arcodeon, Glorinha Gadêlha, Marinês e sua Gente, Sivuca e Savinho do Acordeon. 

Ainda em 2004, lançou o CD "Mei de feira", que consolidou seu trabalho, abrindo espaço para convites para apresentações pelo Brasil e no exterior. Nesse disco destacam-se as faixas " Xote mei-de-feira", "Coco na beira-mar", "Trem do forró", "Xô aperreio", "Quebra tudo", "Balaio" e "Deus nunca tarda", todas em parceria com Pedro Tavares. Com os CDs "Pandeiro sideral" e "Mei de feira", seu trabalho recebeu elogios de diversos críticos e reportagens das revistas MTV e Bravo. Em 2005, entre outros shows, apresentou o espetáculo "Mei de feira" na Casa de Cultura Lúcio Lins, em João Pessoa. 

Segundo o crítico e pesquisador Roberto M. Moura: "Beto Britto é um nordestino rabequeiro e cordelista de um suingue e de um balanço irresistíveis. Esses seus dois CDs soam como um Alceu Valença jamais aculturado, mas sintonizado com as coisas do mundo. Os discos fluem, fácil. O Sul-Maravilha (ave, Henfil) precisa conhecê-lo mais". 

Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário