Compartilhamento:

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Música “Paraíba Joia Rara” é reconhecida como Patrimônio Imaterial da Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, o projeto de Lei do deputado estadual Frei Anastácio tornando a música “Paraíba Joia Rara”, do cantor e compositor paraibano Ton Oliveira, em Patrimônio Imaterial do Estado.

“Essa música se tornou numa das mais tocadas de todos os tempos em nosso estado. É uma música que levanta a autoestima de todos nós paraibanos e valoriza o nosso estado, até mesmo nas divulgações turísticas dentro e fora do Brasil. É uma composição repleta de beleza, tanto na melodia como na letra, trazendo verdades sobre a nossa terra”, disse o deputado.
Foto: Paraibaonline
Em agradecimento, o cantor postou em suas redes sociais: “Venho externar a minha gratidão ao Deputado estadual Frei Anastácio, e consequentemente aos demais parlamentares da ALPB, pela aprovação (por unanimidade) do projeto que torna a música “Paraíba Joia Rara”, de minha autoria em PATRIMÔNIO IMATERIAL do estado da Paraíba.”

Ton, é cantor e compositor filho do poeta, repentista e compositor Juvenal de Oliveira. Incentivado por seu pai a iniciar-se na música, aos 14 anos de idade, passou a acompanhar conjuntos musicais tocando triângulo e cantando composições de nomes como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, entre outros.

Com suas composições para lá de hilárias, Ton se preocupa em agradar seu público, que independe de sexo, cor, idade, profissão ou condição social, e aproveita sua forma de expressão para chamar a atenção das autoridades do nosso país, atentando para os problemas sociais.

Em 1991, lançou seu primeiro disco, “Forró pra derreter”, no qual gravou músicas de sua autoria, de seu pai e de outros compositores. A partir de então, ficou conhecido através de composições até polêmicas, como é o caso da Locadora de mulher.

“Com Paraíba Joia Rara”, ele mostrou seu lado poético, patriota e de valorizador do estado onde nasceu e vive”, afirmou o deputado.

Com cerca de 20 álbuns lançados,Ton Oliveira passou a ser considerado um dos nomes mais importantes da música paraibana.

“E essa música Paraíba Joia Rara já é muito mais conhecida do que o próprio hino da Paraíba. Esse nosso projeto, tonando essa composição patrimônio imaterial do estado, é uma forma de valorizar essa bela composição e também tem o objetivo de incentivar outros cantores e compositores a gravarem mais músicas de exaltação ao nosso estado”, disse o deputado.

Em janeiro de 2017, aceitou novo desafio e passou a apresentar um programa cultural em um canal de TV paraibano.

Em maio do mesmo ano, no Teatro da Facisa, em Campina Grande, Ton Oliveira reuniu grandes artistas nordestinos para homenagear Antônio Barros e Cecéu, na gravação do DVD ABC do Forró.

Fonte: Programasecontos.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário