Compartilhamento:

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

SANTA CRUZ TERRA DE POETAS E ESCRITORES: CONFIRA TUDO QUE ROLOU NO LANÇAMENTO DOS LIVROS DOS POETAS HÉLIO CRISANTO E GILBERTO CARDOSO

O Blog participou do lançamento do livro "Nas Veredas de Mim Mesmo" de autoria do poeta santa-cruzense Hélio Crisanto, este amigo a quem admiro seu trabalho musical e literário.

Na oportunidade também esteve lançando sua obra literária "Apoesc em Prosa e Verso" o querido poeta Gilberto Cardoso, também da cidade de Santa Cruz, foi uma noite memorável, de muita poesia e musicalidade, de pura cultura nordestina.

Prestigiei este evento, juntamente com minha esposa, Jaira Freitas, ambos damos o devido valor a cultura local, da nossa região, enfim a cultura brasileira. 

Vários poetas e amantes da cultura nordestina abrilhantaram este evento que aconteceu no Teatro Candinha Bezerra, na cidade de Santa Cruz. O lançamento duplo dos poetas supracitados foi sucesso de público, o teatro simplesmente lotou.

Na oportunidade também registrei em vídeos algumas apresentações dos poetas, inclusive do jovem poeta tangaraense Danilo Teixeira. 

Eu como sempre gosto de prestigiar a pura cultura nordestina, gosto da poesia, versos e principalmente da nossa música. Todos estes atrativos pude conferir de perto nesta noite de lançamento dos livros dos amigos poetas santa-cruzenses Hélio Crisanto e Gilberto Cardoso. Confira os belos registros feito por mim.



Confira o vídeo abaixo de um pequeno trecho da apresentação do Poeta Hélio Crisanto no palco do Teatro Candinha Bezerra.




Assistindo atentamente as apresentações dos artistas estavam o casal Abonaldo Teixeira e Maria, eles vieram prestigiar o evento que teve a participação do seu filho, Danilo Teixeira, um jovem tangaraense que vem se destacando na poesia do sertão.

Confira a apresentação do jovem artista no palco do Teatro Candinha Bezerra em Santa Cruz/RN


Quando o sol da um bocejo
Numa paisagem tão bela
É Jesus pintando a tela
Do crepúsculo sertanejo
A brisa faz um bafejo
Logo vem uma neblina
O roceiro se alucina
Vendo a safra prometida
Assim adormece a vida
Na caatinga nordestina.

-Hélio Crisanto

Criança já encanta só pelo fato de ser criança, imagina se esta criança cresce ouvindo e a aprendendo poesia, nessa noite várias crianças deram um show declamando poesias dos livros lançados. 


Me chamou atenção o modo como o talentoso artista da cidade de Bom Jesus, Jadson Lima declamou sua poesia, uma apresentação ímpar, ele demonstrou que a arte está viva em seu "eu", nas suas expressões corporais ele deixa evidente que respira poesia, sem dúvida o artista abrilhantou ainda mais esta noite multi-cultural.

Jadson Lima, é poeta, declamador e músico potiguar, tem o Cordel Brasileiro como base de sua arte e demonstrou muito bem todo o seu amor pela cultura em seus versos declamando no palco. Confira no vídeo abaixo.



Outra linda apresentação que chamou a atenção do público presente foi da pequena garota, que encantou a todos declamando seu verso em rima e poesia. Pequena no tamanho e grande no talento. Parabéns.




A neta do poeta João Fernandes de Oliveira, mais conhecido por João Dorico, falecido em 18 de janeiro de 2017, subiu ao palco para receber a homenagem mais que merecida ao seu avô, grande amante e divulgador da cultura popular. 

A emoção tomou conta de todos e a jovem Sabrina Odorico fez questão de homenagear seu avô declamando um de seus versos.







Nesta foto registramos o encontro dos colegas de sala do curso de Pedagogia que concluíram em 2000, Jaira Freitas (professora graduada em pedagogia e letras, especialista também em português e matemática numa perspectiva transdisciplinar)  e Edgar Santos (Secretário de Cultura de Santa Cruz) tiveram a grata satisfação de encontrar com seu mestre, o querido professor do corpo docente da UFRN, José da Luz da Costa, graduado em letras e pedagogia, especialista em estudos da linguagem, mestre em linguística aplicada e doutor em linguística aplicada. 


Palavras de agradecimentos do poeta Gilberto Cardoso:
"Lançamento dos livros APOESC em Prosa e verso e Nas Veredas de mim mesmo. Gratos estamos pelo sucesso do evento".

Palavras de agradecimentos do poeta Hélio Crisanto:
"Gostaríamos de agradecer imensamente a todos aqueles que prestigiaram o nosso duplo lançamento, foi um sucesso, teatro lotado: A nossa gratidão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário